A Verdade

Reencontrar a Fé... Com David Rua
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Os Nomes de Deus

Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 56
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 35
Localização : França

MensagemAssunto: Os Nomes de Deus   Seg Fev 11, 2013 4:31 pm

Nomes de Deus: Uma maneira de compreender Sua natureza e caráter
Os nomes de Deus utilizados na Bíblia servem como um roteiro de aprendizagem sobre o caráter de Deus. Uma vez que a Bíblia é a Palavra de Deus para nós, os nomes que Ele escolhe nas Escrituras têm o objetivo de revelar a Sua verdadeira natureza para nós.

Nomes de Deus: Seus títulos revelados nas Escrituras
"ELOHIM" é o primeiro nome de Deus encontrado na Bíblia, e é utilizado em todo o Antigo Testamento mais de 2.300 vezes. Elohim vem da raiz hebraica que significa "força" ou "poder" e tem a característica incomum de estar no plural. Em Gênesis 1:1, lemos: "No princípio Deus criou os céus e a terra." Desde o início, o plural para o nome de Deus é usado para descrever um único Deus, um mistério que é revelado por todo o resto da Bíblia. Por todas as escrituras, Elohim é combinado com outras palavras para descrever determinadas características de Deus. Alguns exemplos: Elohim Kedem - Deus do começo: (Deuteronômio 33:27). Elohim Mishpat - Deus de Justiça: (Isaías 30:18). Elohim Slichot - Deus do perdão: (Neemias 9:17). Elohim Marom - Deus das alturas: (Miqueias 6:6). Elohim Mikarov - Deus que está próximo: (Jeremias 23:23). Elohim Mauzi - Deus da minha fortaleza: (Salmos 43:2). Elohim Tehilati - Deus do meu louvor: (Salmo 109:1). Elohim Yishi - Deus da minha salvação: (Salmos 18:47, 25:5). Elohim Kedoshim - Santo Deus: (Levítico 19:2, Josué 24:19). Elohim Chaiyim - Deus Vivo: (Jeremias 10:10). Elohim Elohim - Deus dos deuses: (Deuteronômio 10:17).

"EL" é um outro nome usado por Deus na Bíblia, aparecendo cerca de 200 vezes no Antigo Testamento. El é a forma simples decorrente de Elohim e é frequentemente combinado com outras palavras para dar ênfase descritiva. Alguns exemplos: El HaNe'eman - o Deus fiel: (Deuteronômio 7:9). El HaGadol - O Grande Deus: (Deuteronômio 10:17). El HaKadosh - O Deus Santo: (Isaías 5:16). El Israel - o Deus de Israel: (Salmo 68:35). El hashamayim - O Deus dos céus: (Salmos 136:26). El De'ot - o Deus do Conhecimento: (1 Samuel 2:3). El Emet - O Deus da verdade: (Salmo 31:6). Yeshuati El - O Deus da minha salvação: (Isaías 12:2). El Elyon - O Altíssimo Deus: (Gênesis 14:18). Immanu El - Deus está conosco: (Isaías 7:14). El Olam - O Deus da eternidade: (Gênesis 21:33). El Echad - O Deus Único: (Malaquias 2:10). "Elah" é um outro nome para Deus, usado cerca de 70 vezes no Antigo Testamento. Mais uma vez, quando combinado com outras palavras, vemos diferentes atributos de Deus. Alguns exemplos: Elah Yerush'lem - Deus de Jerusalém: (Esdras 7:19). Elah Yisrael - Deus de Israel: (Esdras 5:1). Elah Sh'maya - Deus do Céu: (Esdras 7:23). Elah V'Arah Sh'maya - Deus do Céu e da Terra: (Esdras 5:11).

"YHVH" é a palavra hebraica traduzida como "SENHOR". Mais frequentemente encontrado no Antigo Testamento do que qualquer outro nome para Deus (aproximadamente 7.000 vezes), o título também é conhecido como o "Tetragrammaton", que significa "as quatro letras". YHVH vem do verbo hebraico "ser" e é o nome especial que Deus revelou a Moisés na sarça ardente. "Disse Deus a Moisés: ‘Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês’. Disse também Deus a Moisés: ‘Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração’" (Êxodo 3:14-15). Portanto, YHVH declara o ser absoluto de Deus - a fonte de tudo, sem começo e sem fim. Embora alguns pronunciem YHVH como "Jeová" ou "Yahweh", os estudiosos realmente não sabem qual a pronúncia correta. Os judeus pararam de pronunciar este nome por cerca de 200 DC, por medo de quebrar o mandamento "Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus" (Êxodo 20:7). Os rabinos da atualidade costumam usar "Adonai" em vez de YHVH. Aqui estão alguns exemplos de YHVH usados nas Escrituras: YHVH Elohim - Senhor Deus: (Gênesis 2:4). YHVH M'kadesh - o Senhor que santifica: (Ezequiel 37:28). YHVH Yireh - o Senhor que vê/provê: (Gênesis 22:14). YHVH Nissi - O Senhor Minha Bandeira: (Êxodo 17:15). YHWH Shalom - O Senhor da Paz: (Juízes 6:24). YHVH Tzidkaynu - O Senhor nossa justiça: (Jeremias 33:16). YHVH O'saynu - O Senhor, nosso Criador: (Salmo 95:6).

Nomes de Deus: O Senhor revelado em YHVH é o Deus revelado em Yeshua (Jesus)
O SENHOR que Se revelou como YHVH no Antigo Testamento é revelado como Yeshua (Jesus) no Novo Testamento. Jesus tem os mesmos atributos que YHVH e claramente afirma ser YHVH. Em João 8:56-59, Jesus se apresenta como o "EU SOU". Quando desafiado por alguns líderes judeus a respeito de sua pretensão de ter visto Abraão (o qual vivera 2000 anos antes), Jesus respondeu: "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!". Os líderes judeus entenderam que Jesus estava afirmando ser YHVH, o que é confirmado pelo fato de que tentaram apedrejá-lo até à morte pelo que consideraram uma blasfêmia de acordo com a Lei judaica. Em Romanos 10:9, Paulo declara: "Se confessares com a tua boca Jesus como Senhor ... serás salvo." Imediatamente depois, em Romanos 10:13, Paulo sustenta essa declaração ao citar o Antigo Testamento: "todo aquele que invocar o nome do Senhor (YHVH) será salvo" (Joel 2:32). Chamar Yeshua (Jesus) de Senhor é o mesmo que chamá-lo YHVH, porque Yeshua (Jesus) é YHVH (Senhor), o Messias anunciado durante todo o Antigo Testamento.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://averdade.pt.to
 
Os Nomes de Deus
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» os 72 nomes de Deus - Os atributos Divinos
» O significado dos nomes de Deus.
» Os nomes de Deus continuação: EL ELOIM & JEOVÁ (YHAWEH)
» Os nomes de Deus
» Os nomes de Deus continuação: JEOVÁ JIRÉ & JEOVÁ M'KADESH

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
A Verdade :: Bem-vindos ao Fórum... :: A verdade-
Ir para: