A Verdade

Reencontrar a Fé... Com David Rua
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Atributos de Deus

Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 56
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 35
Localização : França

MensagemAssunto: Atributos de Deus   Seg Fev 11, 2013 4:39 pm

Atributos de Deus - O Significado
"O que vem em nossa mente quando pensamos sobre Deus é a coisa mais importante sobre nós." Assim diz AW Tozer em seu livro clássico sobre os atributos de Deus, intitulado O Conhecimento do Santo (The Knowledge of the Holy). Por que ele faria um pronunciamento tão extremo? Tozer continua a dizer que "a história espiritual do homem demonstrará positivamente que nenhuma religião jamais foi maior do que a sua ideia de Deus. A adoração é pura ou vil dependendo de como o adorador alimenta pensamentos elevados ou baixos de Deus".

Em nossos corações sabemos que a afirmação acima é verdadeira. Não é o suficiente seguir "deus". Essa palavra passou a significar tantas coisas diferentes hoje que ela de fato significa muito pouco. Se formarmos as nossas próprias ideias sobre como Ele é, então estamos apenas criando um ídolo em nossas cabeças.

Atributos de Deus – A Base
Jesus veio para revelar o Deus da Bíblia. E Deus Se revelou em Seu livro. Qualquer desvio desse conhecimento sobre Ele é um deus inventado. Tozer em O Conhecimento do Santo encontra 18 características de Deus na Bíblia. Elas são repetidas aqui, embora não na mesma ordem. As definições de Tozer, quando usadas, aparecerão entre aspas.

A Bíblia diz que devemos louvar a Deus pelo que Ele é, especialmente em oração. Grande parte dos Salmos é um bom exemplo disso. A maioria das pessoas concentra seus louvores em apenas algumas áreas, como o amor de Deus, e então passam o resto de suas orações pedindo-Lhe por coisas.

Atributos de Deus - As Características
Sabedoria: "Sabedoria é a capacidade de estabelecer objetivos perfeitos e alcançar esses fins através dos meios mais perfeitos." Em outras palavras, Deus não comete erros. Ele é o Pai que verdadeiramente sabe o que é melhor, como Paulo explica em Romanos 11:33: "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!"

Infinitude: Deus não conhece fronteiras. Ele é sem medida. Este atributo por definição influencia todos os outros. Já que Deus é infinito, tudo mais sobre Ele também deve ser infinito.

Soberania: Este é "o atributo pelo qual Ele governa toda a Sua criação". Também é a aplicação de Seus outros atributos de ser onisciente e onipotente. Deus é absolutamente livre para fazer o que sabe ser o melhor. Deus está no controle de tudo o que acontece. No entanto, o homem ainda tem o livre arbítrio e é responsável por suas escolhas na vida.

Santidade: Este é o atributo que destaca Deus de todos os outros seres criados. Trata-se de Sua majestade e Sua perfeita pureza moral. Não há absolutamente nenhum pecado ou mau pensamento em Deus. Sua santidade é a definição do que é puro e justo em todo o universo. Onde Deus tem Se manifestado, como a Moisés na sarça ardente, aquele lugar se torna santo só por Deus estar lá.

Trindade: Embora a palavra atual não seja usada na Bíblia, a verdade de Deus revelando-Se em três pessoas está incluída. O Pai, Filho e Espírito Santo são todos chamados de Deus, adorados como Deus, existem eternamente e estão envolvidos em fazer coisas que só Deus poderia fazer. Embora Deus Se revele em três pessoas, Deus é único e não pode ser dividido. Todos estão completamente envolvidos sempre que Um dos Três estiver ativo.

Onisciência: “Deus possui conhecimento perfeito e, portanto, não tem necessidade de aprender. Deus nunca aprendeu e não pode aprender." Onisciência significa saber tudo. Deus sabe tudo e Seu conhecimento é infinito. É impossível esconder alguma coisa de Deus.

Fidelidade: Tudo o que Deus prometeu vai acontecer. Sua fidelidade garante este fato. Ele não mente. O que Ele disse na Bíblia sobre Si mesmo é verdadeiro. Jesus até mesmo afirmou ser a Verdade. Isso é extremamente importante para os Seus seguidores porque é na Sua fidelidade que a nossa esperança da vida eterna descansa. Ele honrará a Sua promessa de que nossos pecados serão perdoados e que viveremos para sempre com Ele.

Amor: O amor é uma parte tão importante do caráter de Deus que o apóstolo João escreveu: "Deus é amor". Isto significa que Deus mantém o bem-estar dos outros como a Sua principal preocupação. Para uma definição completa do amor, leia 1 Coríntios 13. Para ver o amor em ação, estude a vida de Jesus. O Seu sacrifício na cruz pelos pecados dos outros é o supremo ato de amor. O amor de Deus não é um amor de emoção, mas de ação. O Seu amor dá livremente ao objeto de sua afeição, ou seja, àqueles que escolhem seguir o Seu filho Jesus.

Onipotência: Literalmente, essa palavra significa todo-poderoso. Já que Deus é infinito e possui poder, Ele possui poder infinito. Ele permite que Suas criaturas tenham certo poder, mas isso em nada diminui o Seu próprio. "Ele não gasta energia que precisa ser reposta." Quando a Bíblia diz que Deus descansou no sétimo dia, era para ser um exemplo para nós e nossa necessidade de descanso, não porque Ele estava cansado.

Auto-existência: Quando Moisés perguntou quem estava falando na sarça ardente, Deus disse: "Eu Sou o que Sou." Deus não tem começo nem fim. Ele só existe. Nada mais em todo o universo é auto-causado. Só Deus. Na verdade, se alguma coisa o tivesse criado, essa coisa seria Deus. Este é um conceito difícil para nossas mentes já que tudo o mais que encontraremos sempre vem de algo diferente de si. A Bíblia diz: "No princípio, Deus." Ele já estava lá.

Auto-suficiência: A Bíblia diz que Deus tem vida em Si mesmo (ver João 5:26). Todas as outras formas de vida no universo são um dom de Deus. Ele não tem necessidades e não há nenhuma maneira em que possa melhorar. Para Deus, nada mais é necessário. Ele não precisa de nossa ajuda com nada, mas por causa da Sua graça e amor, Ele nos permite ser uma parte do avanço do Seu plano na terra e uma bênção para outras pessoas. Nós somos os únicos que mudam, nunca Deus. Ele é auto-suficiente.

Justiça: A Bíblia diz que Deus é justo, mas é o Seu caráter que define o que realmente significa ser justo. Ele não se conforma a critérios exteriores. Ser justo traz equidade moral a todos. Quando há maus atos, a justiça exige que haja uma penalidade. Já que Deus é perfeito e nunca cometeu nenhum mal, nenhuma penalidade jamais seria necessária; porém, por causa do Seu amor, Deus pagou o preço por nossas más ações ao ir à cruz no nosso lugar. A Sua justiça precisava ser satisfeita, mas Ele cuidou disso a favor de todos os que creem em Jesus.

Imutabilidade: Isto significa simplesmente que Deus nunca muda. É por isso que a Bíblia diz: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. "

Misericórdia: "Misericórdia é o atributo de Deus que o dispõe a ser ativamente compassivo." Já que a justiça de Deus foi satisfeita em Jesus, Ele é livre para mostrar misericórdia a todos aqueles que optaram por segui-lo. Sua misericórdia nunca acabará por ser uma parte da natureza de Deus. Ela também é o caminho que Ele usa para Se relacionar com a humanidade a menos que a pessoa escolha desprezar ou ignorá-lo, e é nessa ocasião que a Sua justiça se torna o atributo de destaque.

Eterno: Em alguns aspectos, esse fato a respeito de Deus é semelhante à Sua auto-existência. Deus tem sempre existido e sempre existirá porque Deus habita na eternidade. O tempo é a Sua criação. É por isso que Deus pode ver o fim desde o princípio, e nada o pega de surpresa. Se Ele não fosse eterno, a promessa de Deus de vida eterna para aqueles que seguem Jesus teria pouco valor.

Bondade: "A bondade de Deus é o que o dispõe a ser gentil, cordial, benevolente e cheio de boa vontade para com os homens." Este atributo de Deus explica por que Ele concede tantas bênçãos aos Seus seguidores. As ações de Deus definem a bondade e podemos facilmente ver isso na forma em que Jesus Se relacionava com as pessoas ao seu redor.

Gracioso: Deus gosta de dar grandes presentes para aqueles que o amam, mesmo quando não merecem. Graça é a maneira em que descrevemos essa inclinação. Jesus Cristo é o canal através do qual a Sua graça se move. A Bíblia diz: "Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo."

Onipresença: Este termo teológico significa "sempre presente". Já que Deus é infinito, o Seu ser não conhece fronteiras. Sendo assim, Deus claramente está em toda parte. Esta verdade é ensinada em toda a Bíblia, pois a frase "Eu estarei sempre convosco" é repetida 22 vezes no Antigo e Novo Testamentos. Estas foram até mesmo as palavras de garantia deixadas por Jesus logo depois dEle desafiar os seus discípulos a levar a Sua mensagem ao mundo inteiro. Esta é certamente uma verdade reconfortante para todos aqueles que seguem Jesus.

Atributos de Deus - A Conclusão
Esta é a descrição do Deus da Bíblia. Todas as outras ideias sobre Deus são, de acordo com a Bíblia, falsos deuses. Elas surgem da imaginação da humanidade. Ao aprender os atributos de Deus, você pode louvar a Deus pelo que Ele realmente é e pela forma em que cada um de Seus atributos afeta a sua vida de forma positiva.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://averdade.pt.to
 
Atributos de Deus
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» os 72 nomes de Deus - Os atributos Divinos
» Deus diz: Bem aventurados os que pregam o Apocalipse
» Qual o argumento que ateus podem usar para provar que Deus não existe?
» A morte humana sempre fez parte do plano de Deus?
» Deus, se tu existe...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
A Verdade :: Bem-vindos ao Fórum... :: A verdade-
Ir para: